O uso de malha metálica para dividir espaços internos permite definir áreas semi-abertas, mas privativas. O material - composto por um tecido de arame enrolado - oferece certa textura, mas mantêm uma aparência suave e levemente diáfana.
A seguir, apresentamos o uso do material como divisória de espaços de trabalho, embora este também possa ser usado em estabelecimentos comerciais, revestimentos de parede, elementos artísticos, entre outros.
Escuela Blue School / PellOverton Architects
Neste projeto, o material foi usado como um separador de ambientes de aprendizagem. Simultaneamente, as propriedades permeáveis do material permitem a conexão entre os espaços formais da educação - como as salas de aula - e os espaços informais de aprendizagem, obtendo maior fluidez e "horizontalidade" na apropriação do programa.
University of Illinois at Chicago Daley Library IDEA Commons / Woodhouse Tinucci Architects
Esta biblioteca contém uma variedade de ambientes de aprendizagem interconectados de forma flexível: mesas individuais, estações de trabalho em grupo, sofás, áreas de estudo, etc. A malha metálica é utilizada nos espaços de maior flexibilidade, permitindo aos usuários mover as divisórias de acordo com suas necessidades específicas de uso e apropriação.
Publicado originalmente em 18 de dezembro de 2018, atualizado em 22 de janeiro de 2021.